top of page

Crítica | O Homem dos Sonhos

Atualizado: 4 de mai.

Longa da A24 que mescla terror e humor apresenta uma das mais impressionantes performances de Nicolas Cage e proporciona uma excelente reflexão sobre a cultura do cancelamento



A A24 tornou-se muito famosa por apresentar obras com enredos um tanto singulares, cujo objetivo é fazer o público refletir sobre assuntos atuais ou que se relacionem com experiências pessoais que a maioria de nós já enfrentou. E, desta vez, não é exceção.


Sob a direção de Kristoffer Borgli, cineasta norueguês responsável por "Energético" e "Doente de Mim Mesma", o mais recente longa distribuído no Brasil pela California Filmes já chama nossa atenção com uma trama bastante peculiar. Nela, um homem que sempre passou despercebido ao longo da vida, de repente se vê em uma situação incomum: milhões de desconhecidos começam a vê-lo em seus sonhos.


O filme não se dedica a explicar o fenômeno ao espectador. Assim, o personagem principal consegue expressar de modo hábil os sentimentos confusos que todos nós experimentamos diante dos eventos, aumentando nossa conexão com ele e seus conflitos, o que é excelente.


Nicolas Cage, conhecido por seus papéis em produções de qualidade variável, mostra aqui uma de suas performances mais marcantes na pele de um professor universitário de biologia. O protagonista enfrenta uma montanha-russa de emoções repentinamente, e o ator lida de maneira excepcional com essa complexidade. Além disso, as sequências que retratam os sonhos são muito bem pensadas. Alguns instantes trazem à mente a excentricidade de "Beau Tem Medo". É curioso notar que Ari Aster atua como produtor em "Dream Scenario".


Outro aspecto interessante presente na obra é a abordagem de um tema muito importante nos dias de hoje: a cultura do cancelamento. Em 2022, a produtora Searchlight Pictures lançou o ótimo "Influencer de Mentira", estrelado brilhantemente por Zoey Deutch, no qual a jovem Danni Sanders, ávida por amizades e fama, simula uma viagem a Paris para aumentar sua visibilidade nas redes sociais. Já em "O Homem dos Sonhos", Paul Matthews alcança a popularidade contra sua vontade, sendo implacavelmente atacado em escala global sem ter praticado qualquer ato. Esse enredo reflete de jeito impactante as consequências desastrosas que a viralização de um evento não comprovado pode acarretar na vida de um indivíduo inocente. É evidente que cada circunstância é única e merece ser avaliada de forma particular.


Por volta da metade, o título derrapa um pouco, mas logo recupera o nosso interesse com uma série de acontecimentos cheios de tensão e um desfecho que eu adorei demais.


Texto por Pedro Barbosa



28 de março nos cinemas


Sinopse: Um infeliz pai de família vê sua vida virar de cabeça para baixo quando milhões de estranhos começam a vê-lo em seus sonhos. Quando suas aparições noturnas tomam um rumo de pesadelo, Paul é forçado a lidar com seu novo estrelato.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page