top of page

Crítica | Os Estranhos: Capítulo 1

Atualizado: 2 de jun.

Remake de "Os Estranhos" começa bem, mas acaba se perdendo ao repetir personagens com escolhas tolas, problema também presente no filme de 2008



Em 2008, "Os Estranhos" conquistou os aficionados pelo terror slasher ao contar uma narrativa cheia de tensão. Nela, um par romântico indeciso sobre seus sentimentos numa casa isolada se vê lutando pela sobrevivência após a chegada de uma misteriosa visitante na calada da noite. O suspense habilmente construído ao longo da maior parte do filme é notável, no entanto, quando os 3 loucos mascarados decidem agir, a trama se desenrola por um caminho repleto de clichês e escolhas questionáveis por parte dos protagonistas.


No ano de 2018, foi a vez de "Os Estranhos: Caçada Noturna" estrear nas telonas, prendendo a atenção de muitos fãs do original ao trazer de volta os 3 assassinos em série determinados a transformar a vida de uma família já fragilizada em um verdadeiro pesadelo. Apesar de não ser uma sequência perfeita, o título conseguiu proporcionar episódios intensos e um desfecho eletrizante, com a participação de Bailee Madison, que agora faz parte do elenco da série derivada de "Pretty Little Liars" no serviço de streaming Max.


Após alcançar grande sucesso, era esperado por todos que a franquia "The Strangers" teria uma continuação ou um remake. O inesperado foi a confirmação não de 1, mas de 3 novos longas. O 1º capítulo da trilogia de Renny Harlin foi lançado recentemente nos cinemas do Brasil pela Paris Filmes, prometendo reviver a história impactante que surpreendeu espectadores ao redor do mundo em 2008, agora contando com Madelaine Petsch e Froy Gutierrez nos papéis de destaque.


Ao contrário da obra de 2008, em que Liv Tyler e Scott Speedman interpretaram Kristen e James, um casal lidando com problemas após ela rejeitar sua proposta de casamento, a recente produção mostra Maya e Ryan celebrando seu 5º aniversário de namoro em uma casa alugada em Venus, cercada por uma floresta. Além disso, novos personagens são introduzidos, os quais, em minha opinião, acrescentaram um charme especial ao enredo.


Confesso que me vi completamente imerso nos primeiros momentos da película. Ainda que os eventos iniciais envolvendo os bizarros moradores locais recebendo os personagens principais na pequena cidade e os contratempos que atrapalham seus planos, como o carro quebrado e o esquecimento do inalador do Ryan dentro do veículo na oficina, possam parecer convencionais, eles trouxeram uma abordagem diferente que se destaca do longa original. Essa distinção é extremamente bem-vinda, já que, caso se tratasse de um remake que apenas replicasse o roteiro do título anterior, tudo se tornaria um tanto sem graça.


Ainda que contenha alguns aspectos positivos, o mesmo problema que afetou o filme de 2008 acaba prejudicando este também. A insistência em retratar personagens agindo de maneira tola ao se depararem com os criminosos disfarçados anula tudo de bom que havia sido estabelecido anteriormente. Mesmo encontrando um local para se esconder, Maya e Ryan continuam se colocando em risco sem motivo aparente. Claro, é necessário que haja ação para impulsionar a premissa da obra, entretanto, produções como "Isolamento Mortal" e "Hush: A Morte Ouve" foram capazes de criar situações de perigo de forma mais coerente, evitando que soassem tão inverossímeis quanto as presentes em "The Strangers: Chapter 1".


"Os Estranhos: Capítulo 1" apresenta um visual bastante atrativo, os minutos em que os psicopatas atacam com o machado e a faca são muito bem executados, e a escolha de Madelaine Petsch e Froy Gutierrez como as vítimas da gangue foi excelente. Ambos têm uma enorme química em cena e conseguem transmitir expressões de pânico de jeito muito convincente. É uma pena que a Lionsgate não tenha sabido aproveitar plenamente esses pontos fortes e tenha optado por seguir um rumo mais convencional. Infelizmente, este foi um início bem decepcionante para a trilogia que, de acordo com o diretor Renny Harlin, já está totalmente filmada e terá continuidade em breve nos cinemas.


Texto por Pedro Barbosa



Data de estreia no Brasil: 30/05/2024


Hoje nos cinemas


Sinopse: Durante uma viagem e estadia em um lugar remoto na floresta, um casal se torna alvo de uma misteriosa gangue de estranhos mascarados que atacam sem aviso ou motivo. O que começa como uma luta para permanecer viva, torna-se a jornada de coragem de uma mulher.







0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page