top of page

Crítica | Pinóquio por Guillermo del Toro

Atualizado: 4 de mai.


Com direção de Guillermo del Toro ("O Labirinto do Fauno") e Mark Gustafson, a mais nova animação musical da Netflix produzida em stop-motion é, sem dúvida alguma, a adaptação mais sensível e impactante de "Pinóquio", superando até mesmo a obra de 1940.

 

Valorizando o célebre conto de fadas e trazendo uma visão especial que ainda não havia sido mostrada, o renomado cineasta mexicano cumpre muito bem a tarefa de prender o espectador com um roteiro extremamente rico e sombrio que, com certeza, vai agradar àquela parcela do público que busca refletir sobre temas como relações familiares, humanidade, fascismo e, principalmente, a morte e o luto, que nesta produção ganham um tratamento surpreendentemente maduro. Já para quem deseja se divertir, é entretenimento grande garantido, as canções agregam bastante e a fotografia é de encher os olhos.

 

Aprofundando-se com louvor no dramático passado de Gepeto, esta versão começa com um lindo e tocante prólogo sobre a história de Carlo, o filho do velho carpinteiro, e surpreende ao longo de toda a projeção com uma relação fantástica construída entre seus personagens que, aliás, são dublados por um elenco afiadíssimo composto por ninguém menos que Ewan McGregor, David Bradley, Gregory Mann, Tilda Swinton (a icônica atriz dá voz à belíssima e assustadora versão da Fada Azul, um dos arcos mais interessantes), Finn Wolfhard e Christoph Waltz.

 

Abrilhantado por uma trilha sonora formosa de Alexandre Desplat, diálogos fortes e um visual belíssimo, "Pinóquio por Guillermo del Toro" é tudo aquilo que a audiência já esperava e mais um pouco. O desfecho é simplesmente exemplar.

 

Com toda certeza, uma obra realmente maravilhosa de ser apreciada e uma das melhores películas de 2022.


Texto por Pedro Barbosa



Data de estreia no Brasil: 09/12/2022


Disponível na Netflix


Sinopse: O desejo de um pai solitário dá vida magicamente a um boneco de madeira, seu nome é Pinóquio. Confuso por ser tão diferente das outras crianças, Pinóquio foge de casa para encontrar seu lugar no mundo e se depara com perigo e aventura.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page